segunda-feira, 12 de abril de 2010

Ah essas crianças...

Hoje, durante uma aula de psicologia, que em como todas as outras, um pequeno fio de pensamento puxam vários outros, fiquei divagando sobre crianças, criações, seus possíveis futuros, etc e tal.
Isso me fez pensar em criação de crianças em geral. O que aconteceu com as crianças? Elas estão tão adultas tão cedo. Eu lembro que quando tinha 10, 11 anos, adorava brincar na rua, brincar em casa, minhas bonecas ainda eram minhas amigas(rs)! Hoje a maioria das meninas de 10, 11 anos, falam de ficar, namorar, usam pulseirinhas do sexo, e algumas(não poucas) já realmente usufruem do tal sexo. É estranho pensar nessa aceleração do tempo. Sabe a expressão "cada coisa no seu tempo"? Pois é, o que aconteceu com o tempo? Ou melhor, qual o tempo de cada coisa hoje? Será que aos 5 anos minha filha já tem que ir pra escola de batom e sombra?(sim, já vi isso!) Será que aos 3 anos ela já vai usar sapato de salto?(sim, não é mentira! Vide a Suri, filha do Tom Cruise) Será que aos 16 ela já vai ser mãe? Ou que meu filho vai estar tomando porres aos 15 anos?
Confesso que tenho um pouco de medo do futuro dos meus filhos, dessa evolução muito rápida das coisas. Não é questão de ser antiquada, mas de saber o quanto é bom aproveitar essas fases da vida! As crianças hoje não sabem o quanto é bom ser criança! O quanto é bom aproveitar o máximo possível!
Cada dia que passa parece que as crianças querem "liberdade" mais cedo. E o pior é que simultâneamente, as ruas se tornam mais perigosas. Se quando eu era criança já não era uma boa idéia ficar na rua até mais de 18h, imagina hoje! Imagina daqui 10 anos!
Muitos pais apoiam essas idéias de ter "miniadultos", acham lindo a filha de dois anos de top faixa e calça saint tropez, com um batom vermelho na boca, dizendo que vai namorar igual a Helena da novela.
Embora cada vez mais comum, ainda me soa muito estranho quando ouço falar que fulaninha, de 13 anos é muito mais experiente sexualmente que beltrana de 19 anos. Sem contar as que ainda menores de 15, dependentes e sem menor noção do que é realidade e o que isso possa significar, dizem aos namoradinhos "quero um filho seu agora". Isso me assusta!

Enfim, embora não saiba qual o meu futuro e muito menos como será o futuro dos meus filhos, idealizo uma criação mais light, pelo menos tentar fazer com que eles aproveitem o máximo o tempo de ser criança ou de ser adolescente que terão, deixar as responsabilidades pesadas e as manias de adultos quando realmente forem adultos. Quero que cheguem na minha idade pensando o quanto foi bom ser criança de verdade!
Mas como nem tudo sai exatamente como idealizamos...

É acho que hoje a Elis crítica que existe em mim foi tomar um café e deixou a Elis sonhadora falar um pouco. rs

Até a próxima
Elis Regina Coutinho

4 comentários:

  1. ta... ontem deu erro... então vai hj o comentario! =P

    ResponderExcluir
  2. Sinistro como as coisas acontecem, né?!?!
    Tbm tenho esses pensamentos e esses medos! As crianças de hj em dia não sabem como é boa essa fase...AAAIII meus 15 anos, minhas Barbies, minhas fitas K7, etc... Pra quer correr, né??!
    Enfim, o que nos resta é esperar que nossos filhos tenham a melhor infancia do mundo e acho que se depender de nos ( que somos eterna criança ) será a melhor infância mesmo! =P

    ResponderExcluir
  3. A infância mudou. No entanto, não precisamos ficar de braços cruzados observando ela (não) acontecer. Para o benefício geral, ações devem ser tomadas para que valores básicos de moralidade, sociedade e família sejam mantidos. Não é questão de ser antiquado ou não, é questão de um mínimo de respeito pelas tradicionais fases da vida que cada um deve ter.

    ResponderExcluir
  4. elisete,
    essa história de adultos-mirins realmente é estranha, mas se vc reparar bem, olhar de perto vai perceber que nem assim elas conseguem... são apenas crianças brincando de ser grandes. Se elas estão expostas a informação sem esclarecimento vão querer fazer igual, afinal a gente aprende primeiro por imitação. Cabe a quem cria saber dar os valores e os limites para formar gente decente neste mundo. Afinal até brincadeira tem limite.=)

    ResponderExcluir