sábado, 27 de fevereiro de 2010

"Bota a mão na cabeça que vai começaaaar.."

Hoje eu estava analisando a qualidade de um SUUUUCEEEEEESSO brasileiro "Rebolation"! Vi o quanto a letra é farta e profunda, eu diria quase poética!
Faço questão de trazer pra vocês a letra pra que vocês mesmos cheguem a conclusão que eu cheguei!

"Rebolation é bom..
rebolation é bom bom bom...
bota a mão na cabeça que vai começar...
O rebolation tion tion... o rebolation...
Alo galera prente atenção
rebolation é a nova sensação
menino e menina nao fique de fora
que vai começar o pancadão
o swing é bom gostoso demais
mulheres na frente os homens atras...
mão na cabeça que vai começar...
o rebolation... o rebolation...
o rebolation tion tion...
rebolation é bom e eu gosto..."

Viu que momento cultural que acabo de compartilhar com você leitor?

A gente tende muito a falar mal do funk,que venhamos e convenhamos também tem cada letra super educacional, do tipo "Penteada Violenta", "Agora eu sou solteira"(essa pra não falar da versão "proibidona") ou "67" na voz do maior filósofo que eu já presenciei um show, Mr. Catra. E depois de tantas pérolas do funk acabamos deixando de lado pérolas super bacanas como Rebolation ou Lobo Mau do Psirico(também conhecida como "Vou te comer"). Entre outros ritmos e músicas que temos espalhados no áudio do brasileiro.

Não, essa não é uma crise de pudicícia ou de puritanismo, até porque em uma festa, danço o rebolation tion tion muito feliz e quico quico no calcanhar(siiiiim, eu já fui em baile funk, inclusive apareço em um DVD de uma famosa empresa de funk...rs). É só mesmo uma análise da mudança que vem ocorrendo com o passar do tempo. O que aconteceram com as letras que contavam histórias, que tocavam as pessoas, que divertiam com mais letra, com lógica e o principal, sem baixaria.

Tudo bem, essa não é uma "qualidade" que só podemos agregar aos brasileiros, os americanos também tem suas graaandes pérolas tipo "My neck, my back"(que as mulheres cantavam feliiizes nas boates sem saber o que estavam dizendo), "Candy shop" do 50 cent, "Fuck it" do Florida Inc.(que sinceramente, se eu não soubesse o que ele diz, eu diria sim, porque ele diz da maneira mais linda de se ouvir) ou "I wanna fuck you" do Akon. São musicas que nos divertem, que nos faz cantar, dançar e até sonhar(rs), principalmente se não soubermos o que estão dizendo.

Mas felizmente, pra salvação da cultura brasileira, Chico ainda vive!!! Também temos(coincidentemente o nome) as Chicas, que é uma banda feminina muito bacana que tende a fazer regravações lindas. Entre outros nomes da nossa música que seria injustositar alguns e esquecer de outros tantos nomes de qualidade. E até no próprio funk, Bob Run quando tinha músicas como "Rap do Silva".

Depois dessa suuuuuper análise cultural, depois de ouvir rebolation 3x pra conseguir pegar a música toda e perceber que ela era só isso aí, depois de caçar o nome de alguns funks que eu tinha perdido.

É ainda temos o que escutar pra ouvir MÚSICA, mas não significa que devamos ignorar os outros ritmos. A dica principal? Divirta-se de qualquer maneira. Cada música cabe num momento da vida ou do seu dia. É só saber aproveitar!

Um abraço a todos
Elis Regina Coutinho

3 comentários:

  1. A letra em si não é um problema. Cada momento pede um tipo de letra. Se intelectualizar demais todos os momentos, a alegria e agitação poderão ser deixadas de lado (observem que usei o verbo "poder"). E o inverso, letras pobres, podem alienar as pessoas.
    Concordo com você no ponto da diversão, sem sombra de dúvidas!
    Que decibéis agradáveis cheguem a seus ouvidos!

    ResponderExcluir
  2. ahhhh elis....
    rebolation é bom bom, rebolation é bom bom bom!!!


    hahahahahaha!!!!!

    bjoooooo

    ResponderExcluir
  3. já viu uma paródia do kibeloco???? ROBOLATION!

    A letra é bem melhor....rsrsrs

    veja só!

    ResponderExcluir